Como diluir óleo essencial

February 16, 2023
Aromaterapia

Óleo essencial é uma substância natural extraída de algumas plantas que são quimicamente muito ricas e tem diversas aplicações na saúde física e emocional, incluindo cura e bem-estar.
Com propriedades incríveis e variadas, dependendo do óleo e da planta de origem, os benefícios a saúde que eles proporcionam são aproveitados quando usados de forma correta, segura e com treinamento adequado. O fato de serem naturais não quer dizer que são seguros de se usar de qualquer jeito.

Porque diluir oleo essencial  

Os óleos podem ser usados de forma aromática, ou seja inalando ou de forma tópica, passando na pele.  Como eles são muito concentrados, se você passar na pele diretamente, eles podem causar uma irritação e até queimadura química na pele, que pode ser maior ou menor dependendo do óleo e da sensibilidade da pele da pessoa.
Para evitar qualquer reação adversa, os óleos essenciais devem ser diluídos em outros produtos quando forem utilizados na pele, normalmente produtos naturais como óleos vegetais.
A diluição faz com que o óleo seja absorvido mais lentamente e em quantidade menor na pele. Mesmo o termo "óleo carregador", como chamamos os óleos vegetais usados para diluir óleos essenciais, dê a impressão que ele ajuda na absorção na pele, na verdade é exatamente o contrário, ele diminui essa absorção para tornar o uso seguro e ainda eficaz.
Os óleos essenciais são muito voláteis, ou seja, evaporam com facilidade, e a diluição também ajuda a manter esse óleo na pele de forma segura diminuindo a evaporação para o ambiente. Por isso nunca devemos diluir óleo essencial com qualquer base se o intuito for usar de forma aromática.

Bases que podemos diluir óleos essenciais

Chamadas de "bases" os produtos naturais que usamos para diluir os óleos essenciais. Cada base tem características diferentes e são usadas em aplicações situações diferentes de acordo com cada caso particular. Um aromaterapeuta escolhe uma base e forma de aplicação de acordo com vários critérios.

As principais bases são

Álcool

O álcool etílico 96% ou álcool de cereais é o mais utilizado porque não tem quase água na sua composição, e sabemos que óleo e água não se misturam.
o álcool também é volátil e é usado para criar produtos como spray de ambientes, alguns tipos de repelentes e outros com óleo essencial. Deve se usar uma concentração de óleo essencial bem baixa porque o alcool não oferece uma proteção muito boa para usar na pele.

Gel

O gel natural é ótimo para diluir óleo essencial em aplicações tópicas. Ele pode ser usado para diluir óleo essencial em aplicações em pequenas áreas, como uma tendinite. Ele também exige uma concentração baixa de óleo essencial por causar uma absorção mais rápida

Óleo vegetal

O mais utilizado na aromaerapia, não só por ser seguro e fácil de usar, mas também por conter suas próprias propriedades que adicionam valor ao óleo essencial. Normalmente esses óleos são ótimos para hidratar pele, alguns reduzem cicatrizes e oferecem diversas outras propriedades.

Creme Hidratante

Você pode diluir óleo essencial em um creme hidratante e usar no corpo. Sempre que for usar em grandes áreas do corpo, use uma concentração de óleo essencial menor

Outras bases

Você também pode diluir óleos essencial em sabonetes, cera de abelha, e manteigas (as de cosméticos como manteiga de Karite e não a manteiga de passar no pão de supermercado)

Como diluir óleo essencial - Concentração correta

Para diluir, você deve calcular a concentração correta de óleo essencial. Um profissional pode ajudar, mas te darei alguns parâmetros para fazer isso com segurança.
Em qualquer produto que for fazer para usar na pele, a concentração de óleo essencial nunca deve ser maior que 5%, exceto se você tiver um treinamento e souber exatamente o que está fazendo.
Dando 5% como máximo, você vai usar 5% raramente, normalmente 2 a 3% é suficiente em praticamente todos os casos.
Isso quer dizer que para fazer 10ml de um produto com óleo vegetal e óleo essencial a 3%, por exemplo, você vai usar 9,7 ml de óleo vegetal e 0,3ml de óleo essencial. Considerando que 1ml tem aproximadamente 22 gotas,  0,3 ml será 7 gotas de óleo essencial

Coloque em um frasco de vidro primeiro o óleo essencial, e depois coloque a base. Essa ordem facilita, mas se a sua base já estiver em um frasco adequando, você pode inverter para facilitar. Depois misture bem com uma espátula (no caso de cremes ou gel) ou balance bem (no caso de óleo vegetal ou álcool) até obter uma mistura homogênea. Eu gosto de aguardar alguns minutos antes para garantir que está misturado antes de usar. Deixe descansar por uns 15 minutos e já está pronto.

Para calcular corretamente a diluição, faça o download da nossa planilha clicando acessando o link abaixo. Ela vai te ajudar nos cálculos de diluição para qualquer quantidade de óleo.

Clique aqui para fazer o download da planilha de cálculo de diluição de óleo essencial.

Conclusão

A aromaterapia é incrível, mas precisa ser utilizada de forma correta para conseguirmos obter o máximo dela com segurança e eficácia.
Continue estudando, conhecendo e se baseando em ciência para aprender mais e mais.
Se quiser conhecer mais sobre nós, acima desse página tem um menu para você navegar no nosso site e em outros artigos como esse.

Felipe Rollin

Felipe é professor, palestrante, engenheiro, pesquisador sobre óleos essenciais e aromaerapeuta. É sócio do escola de aromaerapia Instituto Aromalink.

Related Posts

logotipo instituto aromalink

Rio de Janeiro - RJ - Brasil

+55 21 97075-9225
Contato@aromalink.com.br

Inscreva-se

Inscreva-se na nossa lista de email para receber dicas e informações sobre aromaterapia e cursos.

Obrigado pela confiança.
Oops! Alguma coisa deu errado. Tente novamente!

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A

logotipo instituto aromalink
logo whatsapp